Construir casas para o futuro

Easy Housing está a construir um futuro mais brilhante para as famílias de todo o mundo. O nosso conceito de construção circular e inteligente do ponto de vista climático oferece uma casa para todos. Uma que seja confortável, segura e acessível. Esta é a solução sustentável para o fosso habitacional global.

Easy Housing oferece uma tecnologia de construção circular e inteligente do ponto de vista climático para as economias emergentes que se baseia em madeira de origem sustentável. Desenvolvemos plantas de construção e fornecemos madeira certificada a parceiros de construção. As nossas casas são adaptadas às exigências locais e estimulam a cadeia de valor da construção local.

Os nossos edifícios armazenam carbono na sua construção de madeira, o que os torna negativos em termos de carbono. Desta forma, reduzimos 260% de COem comparação com as casas de betão. Além disso, as nossas casas são inteligentes do ponto de vista climático e podem resistir a inundações e furacões.

Interessado em trabalhar em conjunto? Alcance-nos para explorar parcerias ou oportunidades de projectos.

Os nossos valores fundamentais

Easy Housing desenvolveu o seu conceito em torno de quatro valores centrais. Consideramos estes valores como fundamentais para satisfazer a procura global de habitação inteligente e acessível em termos de clima.

Clima inteligente e negativo ao carbono

As Easy Houses são concebidas para serem resistentes ao clima e capazes de resistir a desastres climáticos, tais como inundações e furacões. As casas são negativas em carbono, uma vez que armazenam CO nas suas estruturas de madeira. Além disso, não utilizamos qualquer betão, o que reduz as emissões de COem 260%. A Habitação Fácil proporciona assim tanto a adaptação às alterações climáticas como benefícios de mitigação.

Sistema de construção circular e biobaseado

As casas Easy Houses são completamente circulares, o que significa que as casas podem ser facilmente reutilizadas, reimplantadas, relocalizadas, reconstruídas, incrementalmente expandidas, e reparadas através da substituição de componentes individuais. Se for mantida adequadamente, a madeira sustentável tem uma vida útil de séculos. Além disso, o nosso sistema não cria resíduos durante a construção nem no final da vida útil.

Integração cultural e mão-de-obra local 

Trabalhamos com parceiros locais e outras partes interessadas. Isto apoia o sector da construção local a mudar para práticas mais sustentáveis e cria empregos locais. Graças à flexibilidade de concepção das nossas casas, cada projecto pode ser adaptado às preferências e necessidades locais, tais como aspectos culturais, materiais de construção disponíveis e condições climáticas.

Conceito escalável e estandardizado

A nossa tecnologia de construção consiste em detalhes técnicos e dimensões padronizadas. Oferece muitas opções diferentes para plantas baixas e tipologias. Os materiais de construção são de preferência fornecidos localmente por parceiros florestais sustentáveis. Quando não estiver disponível localmente, a madeira sustentável pode ser importada da Finlândia. Optimizamos a logística para cada mercado em que estamos activos.

Envolva-se

Easy Housing trabalha em conjunto com parceiros ao longo de toda a cadeia de valor do edifício. Fornecemos as plantas do nosso conceito para permitir aos parceiros de construção a mudança para o nosso método de construção sustentável. Está interessado em trabalhar em conjunto? Contacte-nos!

Subscreva o nosso boletim!

Impacto da habitação sustentável

O défice habitacional global é um dos maiores desafios deste século. Até 2030, o défice habitacional está projectado em 300 milhões de habitações, na sua maioria no Sul Global! Contudo, a indústria da construção causa elevadas emissões de CO2 e cria grandes quantidades de resíduos. Só a indústria do cimento é responsável por 8% de todas as emissões a nível mundial. Portanto, continuar a construir com materiais tradicionais terá um impacto devastador no nosso ambiente. A Habitação Fácil proporciona uma alternativa sustentável.

Economia circular

Easy Housing segue os princípios de concepção de economia circular. Mantemos o valor material e não criamos desperdícios. Em vez de utilizar cola ou pregos, cada componente é aparafusado e pode ser novamente desmontado. Isto significa que as nossas habitações circulares podem ser reutilizadas, reequipadas, relocalizadas, reconstruídas, incrementalmente expandidas, e mantidas através da substituição de componentes individuais. A aplicação de princípios de concepção circular tem muitos benefícios:

zero desperdício

zero emissões

sem esgotamento

valor a longo prazo

Alterações climáticas

As alterações climáticas estão a ter impacto nas pessoas em todo o mundo. Muitas pessoas no Sul Global vivem em áreas propensas a catástrofes climáticas, tais como inundações e furacões. Isto torna-as e as suas casas extremamente vulneráveis. É essencial que a habitação ofereça resiliência às alterações climáticas. A habitação fácil proporciona tanto benefícios de adaptação como de mitigação.

Adaptação

As Easy Houses são resistentes aos riscos naturais, tais como inundações e furacões.
As Easy Houses são concebidas para serem eficientes em termos de energia e água. A energia solar e a recolha da água da chuva podem ser integradas.
O nosso conceito pode ser adaptado à maioria dos tipos de clima.
Previous
Next

Mitigação

Os nossos parceiros florestais sustentáveis aumentam a biodiversidade e a resiliência dos ecossistemas.
Evitar o betão reduz as emissões de CO2 em 14 toneladas de CO2 por casa.
O alojamento fácil poupa 36 toneladas de kg de CO2 por 100 m2 de casa. Isto equivale a conduzir 180.000 num automóvel!
A madeira sustentável utilizada na nossa construção armazena 22 toneladas de CO2 por casa média.
Previous
Next

Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

A habitação está principalmente relacionada com o ODS11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. No entanto, está também na base dos outros Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sem habitação sustentável a preços acessíveis, não conseguiremos atingir estes objectivos. Easy Housing tem um impacto positivo em 16 dos 17 objectivos.

O acesso à habitação económica é considerado como um dos factores mais importantes para acabar com a pobreza. Isto afecta directamente a capacidade de uma família de prover suficientemente nas suas outras necessidades básicas como alimentação, água e energia e na sua capacidade de poupar para questões estruturais como a educação dos seus filhos.

A criação de habitação económica está directamente relacionada com a capacidade de um agregado familiar de prover nas suas necessidades básicas como a alimentação. A habitação a preços acessíveis cria mais poupanças, bem como novas oportunidades económicas para as famílias e reduz as desigualdades. Todos estes factores irão contribuir para a erradicação da fome.

Viver numa casa segura e confortável tem um grande impacto positivo na saúde e no bem-estar das pessoas. Pode reduzir o stress, limitar a exposição a doenças, melhorar a higiene e especialmente as casas de madeira têm comprovadamente um efeito positivo sobre o bem-estar das pessoas e oferecem um maior conforto de vida.

A ligação entre uma casa segura e acessível e a educação é dupla. Em primeiro lugar, a habitação acessível cria espaço nas finanças de uma família para pagar a educação dos seus filhos. Em segundo lugar, ter uma habitação decente proporciona as condições certas para que as crianças façam os trabalhos de casa e estudem em casa.

Quando uma família tem acesso a habitação económica, as raparigas do agregado familiar têm mais probabilidades de obter uma educação decente e igualdade de oportunidades para se desenvolverem. A habitação de qualidade também cria um ambiente de vida mais seguro, diminuindo as probabilidades de se expor à violência baseada no género.

As doenças transmitidas pela água ainda causam muitos problemas, mas podem ser facilmente ultrapassadas com saneamento e esgotos adequados. No nosso sistema construtivo, é fácil ligar e manter tais infra-estruturas. Além disso, o escoamento da água da chuva no telhado pode ser recolhido e armazenado em tanques de água da chuva.

Os telhados das casas Easy Houses são suficientemente fortes para transportar sistemas solares. As casas podem assim produzir e armazenar a sua própria electricidade solar. As casas têm também muitos princípios de design passivo que as tornam energeticamente eficientes, tais como fachadas ventiladas e uma saliência que bloqueia o sol em dias quentes.

Sem uma boa casa, é mais difícil encontrar um emprego e funcionar bem no mercado de trabalho, uma vez que poderá não conseguir descansar o suficiente ou assegurar a sua higiene pessoal. Uma habitação adequada é assim essencial para a economia local. Além disso, a Habitação Fácil também assegura a criação de emprego local.

A indústria da madeira desempenhará um papel importante na resolução da crise da habitação. A Habitação Fácil empurrará a indústria da madeira para a inovação e a expansão, desbloqueando mercados internacionais e aumentando o potencial actualmente não utilizado da silvicultura sustentável e das aplicações de madeira artificial.

Quando as famílias de baixos rendimentos têm acesso a habitação a preços acessíveis, isto pode melhorar a sua saúde e bem-estar e oportunidades de emprego, entre outras coisas, reduzindo a pobreza e vulnerabilidade. Quanto melhor for o acesso à habitação para os grupos com baixos rendimentos, mais ajudará a reduzir a desigualdade na sociedade.

Para que as cidades sejam verdadeiramente sustentáveis e prosperem económica e socialmente, é muito importante ter um planeamento urbano inclusivo e misto. Easy Housing é um sistema de construção sustentável que oferece muitas opções para tipologias habitacionais, aglomerados e bairros, tudo dentro do seu sistema normalizado.

O Easy Housing é completamente circular. As nossas habitações podem ser reutilizadas, reequipadas, relocalizadas, reconstruídas, incrementalmente expandidas, e reparadas. Estes aspectos de concepção circular criam oportunidades para a retenção de valor, fácil manutenção e reparação, novas funções de construção e novos tipos de serviços financeiros.

As Easy Houses são negativas em carbono! A sua estrutura de madeira armazena 1,5 kg de CO2 por kg de madeira (sequestro de carbono), e evitar a utilização de betão reduz fortemente as emissões de CO2. No total, uma casa média de 100 m2 de Easy Housing tem uma redução de CO2 de 25.500 kg.

A desflorestação e a perda de biodiversidade estão entre os maiores desafios do nosso tempo. A utilização de madeira proveniente de florestas de produção sustentável irá aumentar a cobertura florestal e a biodiversidade, e facilitará uma enorme redução da pegada de carbono na indústria da construção.

A ligação entre as instituições e a habitação vai em dois sentidos: 1) precisamos de instituições fortes para obter cidades sociais e inclusivas que sejam resistentes ao clima e economicamente prósperas; e 2) a habitação sustentável a preços acessíveis desempenha um papel importante na prosperidade das comunidades a todos os níveis.

A indústria da construção é uma teia complexa de intervenientes que todos precisam de trabalhar em conjunto para alcançar uma transição para uma construção sustentável e circular. O nosso modelo de parceria facilita isto, trabalhando com parceiros locais, fornecendo o nosso conceito de construção sustentável e assegurando a integração cultural.

Os nossos parceiros

Mencionada em:

Projectos actuais

Em Novembro e Dezembro de 2021, construímos duas casas de partida na Beira, Moçambique. Actualmente, estamos a trabalhar na avaliação deste projecto.

Em Fevereiro de 2022, concluímos o nosso primeiro projecto no Uganda, onde construímos uma casa de família para um cliente privado no distrito do Nilo Ocidental.

Actualmente, estamos a planear o nosso primeiro projecto no Gana, e estamos também a explorar vários outros mercados.

Consulte a página de Projectos para mais informações!

Receive the brochure